sábado, 9 de novembro de 2013

Modelos Atômicos

Matéria: Modelos Atômicos dos tios manjados .
   No resumo dos desesperados, iremos falar sobre os principais modelos atômicos, que surgiram por volta do século 19 ao 20. À primeira vai ser a de: ( ba dum dis).
1- Dalton: Inventado no ano de 1808, propôs tal teoria ao fazer diversas experiências com reações químicas. Disse que o átomo era maciço, indivisível e esférico. Obs: o primeiro modelo atômico na verdade não foi a de Dalton, segundo dados históricos, a palavra átomo já tinha surgido na época da Grécia antiga, por Demócrito, porém sem dados de experiência, pois na época, a ciência experimental não era aceita, a natureza só era contemplada. A ciência experimental, surgiu apenas com Galileu.
2- Thomson:
   Afirma já que o átomo é capaz de se dividir, e que ele seria uma esfera de carga positiva, na qual estariam depositados os elétrons; sua experiência foi baseado nas descargas elétricas em gases ( não me pergunte como ele fez isso, cheire um pouco e talvez você verá isso muauauau, pegadinha do malandro muauaau)
3- Rutherford ( demorou mas consegui pai muauaua): Teve como base o seu experimento com uma chapa de ouro, e nela foi irradiada( acredite até para mim foi difícil de falar), uma luz infra vermelha, se não me falhe a memória, e o que aconteceu foi que uma parte da luz ia para o polo positivo e outra iria para o polo negativo, e ele denominou isso usando o alfabeto grego: Alfa( parte da luz que foi para o polo negativo), Beta( o que eu expliquei antes foi para o polo positivo) e Gama( dane-se não quero repetir foi em direção a chapa de ouro, denomina-se que gama não apresenta massa e nem carga).
4- Bohr ou o complemento da teoria da pessoa que manja dos paranauê explicada lá em cima:
  Um modelo que foi na ponta do certo, usado pelas matérias de que agente precisa aguentar e estudar, fala dos elétrons que descrevem sempre órbitas circulares ao redor de lo núcleo ou do núcleo para os não manjadores do spinish, chamadas de níveis de energia, podem "saltar ( que coisa em adora um saldo muauau) ", de um nível para o outro, quanto mais longe do núcleo, mais elétrons ele ganha, ou quanto mais longe do núcleo, mais fica piradinha, piripiri( chega não vou cantar esta droga).
5- Sommerfield: Propôs que os elétrons podem realizar órbitas circulares e órbitas elípticas, criando os subníveis ou subcamadas, é a mesma de Bohr, só que a diferença foi ele dizer que os elétrons descrevem órbitas elípticas.
6- Modelo quântico-ondulatório ( não reclama, tá escrito no que eu to lendo aqui, usa tua cabeça caramba):
 O elétron é considerado uma partícula-onda, partícula porque é partícula ( Isso sim é genial !), e ondulatória por causa de seu movimento. Sua localização mais provável seria perto do núcleo em regiões ou zonas denominadas orbitais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário